Citologia

Célula Animal – Visão Geral

células vermelhas
Células do
sangue – imagem de microscópio

Todos os seres vivos são formados por células. Eles podem ser unicelulares (formados por apenas uma célula) ou pluricelulares (formados por várias células).

A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo.

Quase todas as células possuem características comuns em relação a sua forma, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Vale lembrar que estas características estão presentes tanto na célula animal quanto na vegetal.

A membrana plasmática é o envoltório da célula, é através dela que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior (tudo que entra ou saí da célula tem que atravessar esta membrana). 

O citoplasma é composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reações químicas necessárias à vida da célula, ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas (órgãos das células).

O núcleo controla as funções das células, ele possui envoltório duplo e poros nucleares que fazem o controle do que se dirige de dentro dele ao citoplasma ou vice-versa. A grande maioria das células do corpo tem apenas um núcleo; contudo, há células que não o possuem (este é caso dos glóbulos vermelhos) e há ainda aquelas que possuem vários (células musculoesqueléticas).

Curiosidade: Aproximadamente 75 trilhões de células formam um ser humano adulto.

Membrana Plasmática
Conheça as funções da membrana plasmática e sua composição química

membrana plasmática
Membrana Plasmática envolvendo as organelas da célula

De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.

Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.

Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. 

As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.

No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.

Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).

Transporte Passivo – Difusão e Osmose
Informações sobre o transporte de soluções dentro da célula, difusão e osmose, soluções

osmose
Osmose em uma célula

O transporte passivo é o transporte que ocorre entre duas soluções que tem por objetivo igualar as concentrações, ele ocorre sem o gasto de energia. Ele se divide em dois tipos: difusão e osmose.

A difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual, o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica). 

Quanto maior for a diferença entre as concentrações, mais rápido será o transporte. Por exemplo, a nicotina entra mais rapidamente na corrente sanguínea do não fumante do que na do fumante, isto ocorre devido ao fato desta substância não estar presente na corrente sanguínea do indivíduo que não fuma. 

Outro exemplo sobre a difusão é o cloro jogado na piscina. Ele se misturará completamente a água, deslocando-se do meio de maior concentração para o menos concentrado até ficar distribuído homogeneamente por toda a piscina.

A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.

Um exemplo bem simples para entendermos a osmose é observar a ação do açúcar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, o açúcar recebe a água contida nesta fruta. 

Também observamos a osmose quando tomamos banho de mar, uma vez que há uma concentração de soluto (sal) bem mais elevada no mar do que aquela presente em nosso corpo.

Há situações em que ambas (osmose e difusão) ocorrerão simultaneamente. Este é o caso do sal que ao ir para a corrente sanguínea, passará para o liquido intersticial (liquido de onde as células retiram seus nutrientes e depositam os seus resíduos) por difusão. E por osmose, a água contida no líquido intersticial passará para a corrente sanguínea. O resultado disso será a elevação do volume de sangue e da pressão sanguínea.


Fagocitose
Saiba mais sobre fagocitose, mecanismo de proteção contra agentes patogênicos, autólise, macrófagos, sistema imunológico, células de defesa, etc. 

fagocitose
fagocitose

Na fagocitose a célula envolve e envia partículas sólidas ao seu interior. Um exemplo bastante clássico deste processo ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (células de defesa) fagocitam os microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, etc).

Uma vez que o antígeno estiver em seu interior, a célula de defesa se autodestruirá (processo conhecido como autólise). Estas células de defesa têm a importante função de eliminar agentes agressores ao nosso organismo.

A fagocitose ocorre em duas fases, a primeira é o processo de ingestão, no qual a célula gastará bastante energia até carregar a partícula ao seu interior. A segunda é a digestão intracelular da partícula ingerida, aqui alguns microorganismos poderão ser destruídos. Nem sempre ocorrerá autólise.

De forma simples, podemos entender que a fagocitose é um mecanismo importantíssimo de nosso organismo que o protege contra a invasão de agentes causadores de doenças.


 

 

About these ads

~ por mituca em janeiro 25, 2008.

38 Respostas to “Citologia”

  1. gostaria de saber se a mais imagens de transporte da membrana ,
    ativo,pinocitose,fagocitose

  2. OiÊ
    sou uma estudante interessada em videos, animações e slides de todos a assuntos da biologia…
    tem como você mandar p/ o meu e-mail???

    obrigada

  3. vc esta de parabens por essa pagina aew
    obrigado pela ajuda!!

  4. bom….
    gostei do site.
    mas acho que vocês deviam falar mais sobre as partes DA CÉLULA!

    MAS ENFIM

    MUITO BOM!

  5. Olá! me chamo geane e sou professora de biologia, estou interessada em vídeos, slides e animações de todos os assuntos de biologia. Obrigado pela atenção segue email

  6. oi
    tem como enviar para o meu email vídeos, animações ou slides sobre células e suas estruturas bem como as suas formas e funções?
    Ficaria super agradecida

  7. muito obrigado suas pesquisas e explicaçao me ajudarao muuuuuuuito

  8. adorei esse site, pois através dele dá para compreender bem melhor a matéria!
    parabéns!

  9. gostaria de aprender a classificar e diferenciar através de fotos os tipos de células em nosso sangue,pois trabalho em laboratório e preciso aprender a contar as celulas no microscópio. Desde já agradeço pela ajuda.

  10. A célula é a coisa mais encrivel da minha vida.
    a célula tem mais de 1.0000 , de celulas pelo o nosso corpo humano.

  11. oiii
    eu estou interessada muito eim biologia
    tem cmo vcs mandarem slides animaçoes sobre os assuntos de biologia eu ficarei grata…obrigaadaa a sei site esta de parabens muito bom mesmoOO..!

  12. Parabéns!!!! Só uma dúvida! A membrana sangra?

  13. muito bom… sou estudante do curso de biologia e sempre procuro estar por dentro de determinados assuntos…sera que tem como voces mandarem ou me falarem uma forma para que eu consiga slides, vides etc… para q futuramente eu possa mostrrar para meus alunos?
    desde ja agradeço…
    mariana

  14. é um blog muito interessante.

  15. professor o seu trabalho é muito interssante parabens, continue com essa dedicação sempre, um grande abraço

  16. Olá!
    Vou dar uma sugestão…
    Gosto muito do assunto e gostaria que voce escrevesse sobre a citologia oncótica.
    Obrigada!

  17. ESSE SEU BLOG E TUDO DE BOM, SUA EXPLICAÇÃO É 10, REALMENTE SABE PASSAR O ASSUNTO.
    E EM UMA LINGUAGEM SIMPLIS E CLARA APRENDEMOS MUITO MAIS BIOLOGIA E HISTOLOGIA.
    GOSTARIA MUITO DE TELO COMO PROFESSOR.
    PARABÉNS.

  18. Olá, sou estudante de Biologia e gostaria de saber se vc poderia disponibilizar para mim Materiais e animações sobre Citologia. Desde já agradeço a atenção.

  19. porque o feijão quandu e cozido com sal
    ele murcha?

  20. sou estudante de biologia,e lecionando a disciplina nas turmas do 1° e 2° ano do ensino médio gostaria de receber materiais,slisde,vídeos e outros recursos metodológicos para melhorar minhas aulas. Obrigada.

  21. Profee
    Massa SEU site viu??
    só que pessoalmente o senhor explica isso melhoor!
    huauhahuahauhauhau
    Entendi tuudiiinhu viu!? ^^
    Xero p tuh!

  22. *Táá,vou botar…*
    Uma das coisas que eu achei interessante é um tal de fagocitose.
    Morria e nao sabia que as células (algumas) tinha poder de tipo ‘auto destruição’.
    Outra coisa que me chamou atenção também foi a curiosidade de que a nicotina entra mais rápido na minha corrente sanguínea que não fumo do que na do senhor que fuma…
    kkkkkkkk Brincadeirinha!
    Fora isso o resto ‘tudiinho’ eu já sei, o senhor já passou tudo e nao tem nada mais de interessante…
    Se coinformou agora??
    oieoeieoieoieoieio
    Xeru pra tuh! =*

  23. Este assunto e muito interessante para o nosso conhecimento,pq fala q a célula é a menor unidade do ser vivo etc…………..

  24. MuiitO Interessante!

    fagocitose é um mecanismo importantíssimo de nosso organismo que o protege contra a invasão de agentes causadores de doenças.

    Maiis que tipo de doenças “Especificamente”???

  25. gostaria de saber mais sobre as organelas

  26. parabens pela materia!
    ta muito interessante o assunto e esta bem resumido sem tirar os pontos principais!

  27. A celula animal fala sobre a sua formação, e define os seus componentes. E pra quem não sabe o corpo adulto é formado por 75 trilhões de celulas.
    PROFE:A membrana pode se desentregar da celula???

  28. eu me chamo Bruna e sou estudante do ensino médio e adorei o site mas acho que deveria falar sobre as organelas citoplasmaticas…. mais mesmo assim é d+…

  29. Muito explicativo, de forma bem fácil..valeu

  30. oi site manerasso
    bjao
    tAnInhA
    ='(
    ops:Te amnha tera prova de biologia]

  31. você poderia citar algumas doenças que ocorrem na membrana plasmatica?
    brigada

  32. olá sou professor de Biologia no ensino médio há 16 anos, gostaria de receber slides e vídeos de todos os conteúdos.
    A página está excelente, parabéns.

  33. sou um universitario do curso de nutrição e gostaria de parabenizar o autor do site,pelos exemplos citados por osmose e difusão.. que são de facil entendimento,facilitando o entendimento do assunto.

  34. ola sou universitaria do curso de enfermagem e muito bom seu blog. me ajudou viu..
    parabéns….

  35. gatas min add no msn : marcos.vini58@hotmail.com

  36. AMEI SUAS EXPLICAÇÕES EU NECESSITO MUITO DE MAIS INFORMAÇÕES POIS SOU UMA ESTUDANTE DE PSICOLOGIA DO PRIMEIRO ANO, TERMINEI O SEGUNDO GRAU A DEZ ANOS ATRAS E NÃO ESTOU ENTENDENDO NADA SOBRE AS AULAS DE CELULAS ANIMAL , OU SEJA , CITOLOGIA GRAÇAS A DEUS ENCONTREI VC PROF ME AJUDE MANDANDO MAIS MATERIAL PARA EU DESDE JÁ AGRADEÇO MUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIITTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Sou universitária do curso de Fisioterapia,e quero parabenizar,pois voçê de forma clara e bem simples,contrbui muito.Obrigado,Parabens,seu blog me ajudou muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: