Bioquímica

Proteínas

 

PROTEÍNAS

CONCEITO GERAL

 

            As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.

            Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.

           

             São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega “proteios”, que significa “em primeiro lugar”. Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.

            A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas – proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios – que são necessárias para a vida.

                                                                                                                                                                                                                                                                         

 

COMPOSIÇÃO

 

            Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.

            Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas.          

FUNÇÃO

            Elas exercem funções diversas, como:

            – Catalisadores;

            – Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;

            – Armazenamento(ferritina); 

            – Veículos de transporte (hemoglobina); 

            – Hormônios; 

            – Anti-infecciosas (imunoglobulina);

            – Enzimáticas (lipases);

            – Nutricional (caseína);

            – Agentes protetores.

            Devido as proteínas exercerem uma grande variedade de funções na célula, estas podem ser divididas em dois grandes grupos:

            – Dinâmicas – Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo;

            – Estruturais – Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.

CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS

            Quanto a Composição:

            – Proteínas Simples – Por hidrólise liberam apenas aminoácidos.

            – Proteínas Conjugadas – Por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético. Ex: metaloproteínas, hemeproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, etc. 

            Quanto ao Número de Cadeias Polipeptídicas:

            – Proteínas Monoméricas – Formadas por apenas uma cadeia polipeptídica.

            – Proteínas Oligoméricas – Formadas por mais de uma cadeia polipeptídica; São as proteínas de estrutura e função mais complexas. 

                        AMINOÁCIDOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS

            – São as unidades fundamentais das proteínas.

            – Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos.

            – Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.

            Os aminoácidos que intervêm na composição das proteínas (existem outros) são número de 20 e obedecem à estrutura geral representada na figura abaixo:


 

ESTRUTURA QUÍMICA GERAL

            – Os 20 aminoácidos possuem características estruturais em comum, tais como:

            A presença de um carbono central, quase sempre assimétrico.

            Ligados a este carbono central, um grupamento carboxila, um grupamento amina e um átomo de hidrogênio.

            O quarto ligante é um radical chamado genericamente de “R”, responsável pela diferenciação entre os 20 aminoácidos. É a cadeia lateral dos aminoácidos. É o radical “R” quem define uma série de características dos aminoácidos, tais como polaridade e grau de ionização em solução aquosa.

Anúncios

27 thoughts on “Proteínas”

  1. ola prof… Boa noite
    meu nome é aline meu profesor de bioquimica me pediu 20 nomes de proteinas sua função, local e doença associada. vc pod me ajudar?

  2. Olá professor, gostaria de saber quais as proteínas mais encontradas na carne vermelha, no frango, no peixe, na soja, no feijão e no arroz. Me interessa saber os nomes das proteinas.

    Antecipadamente agradeço sua atenção

  3. olá prof. eu precisava saber a obtenção, nomenclatura e utilização das proteinas, lipideos eos carboidratos;você pode me ajudar? por favor OK

    OBRIGADA

  4. Olá professor, gostaria de saber definição, classificação, estrutura molecular e a importância em nosso organismo das seguintes biomoléculas: Aminoácidos, Proteínas, Lipidios e carboidratos. Desde já agradeço.

  5. Preciso saber o nome de proteinas encontradas nas aves, pois estou fazendo um trabalho sobre a importancia das proteinas na dieta humana, e ainda não encontrei nenhuma que constam nas aves, so consigo encotrar os aminoacidos essenciais e não essenciais.. Por favor me ajude!!!

  6. Sou aluno da faculdade de Agostinho Neto em angola e gostei muito do sue site, é muito maneiro…. queria saber as características dos aminoácidos e sua função… acabei descobrindo obrigado…

  7. olá professor td bem com vc? bom estava pesquisando, mais ñ achei muito importante para meu trabalho q o meu professor de química pediu, foi desse AMINOÁCIDOS, PROTEÍNAS, LIPÍDEOS E CARBOIDRATOS… Etão lhe peço ajuda por favor se vc poder me ajudar lhe agradeço muitooo… tenho dificuldades para enteder eu sou uma pessoa especial uso aparelhos auditivos, qria q o senhor me explicasse melhorr… na matériass q o professor pediu… ABRAÇO obrigadaa…

  8. Professor gostaria de saber o seguinte:Quandoé feito uma eletroforese de proteina dissolvida em tampão, elas não são capazes de exercer suas funçoes.Pq?

  9. olá professor meu nome é wélida meu professor pediu um trabalho q tivesse a origem i as funções da Proteina +resumido tem comu o senhor me mandar uma ideia ou um site q ja esteja um pouko resumido…desde ja agradeço

  10. olá professor, tudo bem? Gostaria de saber o nome de 5 aminoácidos não constituintes das proteínas e suas funções. Agradeço a colaboração e o site é muito bom.

  11. filhos da puta…………………………vão da esse cu de vcs,bando de filhos de rapariga,seus viados pau no cu,,,,eu como a mãe de vcs

  12. URGENTE!! NÃO CONSIGO ENCONTRAR NADA SOBRE AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS E NÃO ESSENCIAIS AOS REPTEIS, ANFIBIOS E AVES(NUTRIÇÃO ANIMAL). FAÇO MEDICINA VETERINÁRIA E SE ALGUÉM PODER ME AJUDAR.AGRADEÇO..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s