Artropodes

Classe insecta

Introdução

 

Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Éntomon significa “inseto” e é derivado do radical “éntomos”, que significa “cortado, dividido”; a maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. “Logos” significa fala, discurso, pensamento, estudo de algo. Sendo assim, Entomologia vem a ser o estudo dos insetos .

“Inseto” é outra palavra com um significado interessante, derivada do latim. Animale insectum significa “animal segmentado”; insectum é o particípio passado do verbo insecare, que quer dizer “cortar em” (partes). Portanto, a própria palavra inseto se refere ao fato desses animais possuem o corpo dividido segmentos.

 

Os insetos formam a maior classe do Reino Animal, são mais de 800.000 espécies conhecidas. Os insetos vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.

Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas. Nem todos os insetos têm asas. A maioria desses animais alcança a maturidade através da metamorfose.

Não é possível dizer que um inseto encontrado sobre uma planta qualquer sem maior importância econômica seja uma “praga”. A maior parte das espécies de insetos (cerca de 98%) não se enquadram nessa categoria. Na realidade, essas espécies todas fazem parte de um delicado e importante, equilíbrio biológico natural, cuja perturbação pelo homem pode resultar no aparecimento de pragas.

Distribuídos por mais de 30 ordens. Um dos critérios usados para a classificação dos insetos é o número e a forma das asas. Citaremos aqui algumas ordens.

  • Himenópteros – asas parecidas com membranas – aqui se incluem insetos sem asas, como exemplo pode-se citar a formiga e a abelha
  • Dípteros – duas asas, como exemplo pode-se citar a mosca e o mosquito.
  • Coleópteros – asas formando estojo, como exemplo pode-se citar o besouro.
  • Ortópteros – asas retas, formando angulo reto com o corpo, como exemplo pode-se citar a barata e o gafanhoto.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s