Botânica

ANGIOSPERMA

ANGIOSPERMAS

 

          Características Gerais:

– Grupo mais evoluído entre os vegetais superiores.
– Possuem frutos – proteção e dispersão da semente.
– Esporófito mais desenvolvido: Caule, raiz, folha, flor, fruto e semente.
– Dispersão da semente: Anemocoria (ar), Hidrocória (água) e Zoocoria (animais). 
– Novidades evolutivas: O fruto e flores atrativas.
– Gametófito: Masculino (tubo polínico) e feminino (megaprotalo).

          Exemplos:
– Aroeira, Cerejeira, Mogno, Jacarandá, Peroba, Ipê, Pau Brasil, Arrozal, Feijão, Milho, Trigo, Algodão, Linho, Coqueiro, Margaridas, Rosas, Alecrim, Boldo,…

          A Flor completa das Angiospermas:

– Sépala: Proteção;
– Pétalas: Atração de agentes polinizadores;
– Estame: Produção do grão de pólen;
– Pistilo: Desenvolve o óvulo;

          O Estame:

          O Pistilo:

          Métodos que dificultam ou impedem a auto-polinização:
– Hercogamia: Barreira entre os órgão sexuais;
– Heterostilia: Órgãos sexuais com tamanhos diferentes;
– Dicogamia: Órgãos sexuais amadurecem em épocas diferentes;
– Dióico: Vegetal com apenas um órgão sexual;
– Auto-esterilidade: Não é capaz de se auto fecundar;

59 thoughts on “ANGIOSPERMA”

  1. Olá
    Sou apaixonada por botanica, gostaria de saber mais
    Estou estudando Silvicultura na FATEC de Capão Bonito-SP
    Esse é um dos temas estudado.
    Me enviei email, noticias de seminarios, se possivel
    Muito obrigada!!
    Um abraço

  2. vc me ajudou muito no meu trabalhu de biologia mas vc poderia acresentar:
    A classe das angiospérmicas é a maior dos organismos fotossintéticos, incluindo mais de 230000 espécies.São plantas extremamente importantes, principais produtores dos ecossistemas terrestres, servindo para alimentação (cenoura, alface, mamão, feijão), aplicações industriais (jacarandá, algodão), ornamentação (orquídea) e fabricação de produtos farmacêuticos (camomila). Se dividem em dois grupos: Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.e Reprodução assexuada ou agâmica: onde unidades reprodutivas, provenientes de partes do organismo originam diretamente um outro indivíduo. Ex.: esporos, tubérculos, estolhos, brotamentos em caules e folhas, etc.

    Reprodução sexuada ou gâmica: através da união de duas unidades reprodutivas unicelulares, os gametas (singamia). Em todas as plantas terrestres, além de muitas algas e fungos, ocorre um ciclo vital com alternância de gerações haplóide e diplóide (ciclo haplodiplôntico)

    sao algumas coisinhas que vcs que estao fazend o trabalhu como eu deveriam icluir nele brigada por me ajudar seu blog me ajudou em grande parte resumindo tudo que eu presisava…

  3. bem interessante!
    embora muito resumido!
    me ajudou bastante a interder sobre os verticilos ferteis (carpelos e estames)
    obrigado!

  4. PRECISO SABER O QUE É ANGIOSPERMAS E NÃO AS CARACTERISTICAS GERAIS… DO QUE EU MAIS PRECISO VOCÊIS NAUM TEM
    SE EU TIRAR ZERO NA PORRA DO TRABALHO É POR CAUSA DI VOCÊIS E SE EU REPROVAA EU VO DENUNCIAR AOO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    MERDA DI SITE !!!!!!!!!!!

  5. Essi me ajudou muito no meu trabalho tu é fodaaa emmm!!!!!
    valeuu apesar de ser lora eu sabia algumas coisinhas pequenas mas sabia!!!
    bjssss!!!!

  6. oiii preciso fazer um trabalho de biologia sobre angiopermas e tenho que pesquisar a reprodução sexuada e assexuada,polinização,classificação,diferença entre monocotiledôneo e dicotiledôneo.se vc podesse me ajudar eu agradeço

  7. graças a vc eu passei de ano mto obrigado de VDD msm cara mtoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo obrigado

Deixe um comentário

