Citologia

Animação e texto sobre divisão celular ( MITOSE)

 

  Queridos alunos e companheiros de trabalho, sei que o tema divisão celular é um pouco batido, mas trago esse conteúdo para engrandecer a animação acima, facilitando assim a assimilação de conteúdo do tema.

Profº  Milton Neto

email- mitucabrasil@gmail.com

Definição

Um dos pressupostos fundamentais da biologia celularé o de que todas as células se originam a partir de células pré-existentes, à excepção do ovoou zigotoque, nos seres vivos com reprodução sexuada, resulta da união de duas células reprodutivas (gâmetas), cada qual com metade da informação genética

A mitose é um processo de divisão celularconservativa, já que a partir de uma célula inicial, originam-se duas células idênticas, com igual composição genética (mesmo número e tipo de cromossomas), mantendo assim inalterada a composição e teor de ADNcaracterístico da espécie(excepto se ocorrer uma mutação, fenómeno muito raro e acidental). Este processo de divisão celular é comum a quase todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelularesaté aos organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou único processo de reprodução – reprodução assexuada.

 Fases da Mitose

Terminada a interfase, inicia-se a etapa de divisão celular – a mitose – em que o núcleo das células sofre transformações que o dividem em dois núcleos geneticamente iguais entre si e iguais ao núcleo original. É um processo contínuo no qual se distinguem quatro estádios:

 Prófase

  • Os cromossomas, que foram duplicados durante a intérfase, condensam-se.
  • O número de cromossomas varia de espécie para espécie, mas em humanos o número de cromossomas diplóides é 46.
  • Os microtúbulos citoplasmáticos são desarranjados e a célula se prepara para a reorganização destes microtúbulos formando o fuso mitótico.
  • O cromossomo mitótico consiste em duas cromátides que estão conectadas por uma região denominada de Centrômero.
  • Na superfície deste centrômero existem dois cinetocoros, um deles está associado a cromátide.
  • O outro cinetocoro está associado ao fuso mitótico e é através dele que resulta a movimentação cromossomal.
  • Desorganização do envelope nuclear.
  • A célula segue para a metáfase.

 Metáfase

  • Alguns dos microtúbulos que formam os aparatos do fuso se prendem aos cinetocoros formando o fuso mitótico.
  • Os cromossomos iniciam uma série de movimentos que resultam num alinhamento de todos os cromossomos na região equatorial do fuso .
  • É uma fase onde a célula se prepara para a anáfase.

 Anáfase

  • É o momento onde as cromátides iniciam a migração para cada pólo da célula, em direção aos centríolos, provocando a separação das cromátides irmãs.
  • Acredita-se que a força que movimenta as cromátides tem origem através da polimerização de proteínas dos microtúbulos (actina, miosina e tubulina).

Término da anáfase e início da Telófase.

Telófase

  • Separação completa das cromátides irmãs para cada pólo da célula.
  • Reconstituicão do envelope nuclear ao redor dos cromossomos.
  • Descondensação dos cromossomos.
  • Os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares.
  • Dissolução do aparato mitótico.
  • Formação de uma constrição ao nível da zona equatorial da célula-mãe, que vai progredindo e termina por dividir o citoplasma e suas organelas em duas partes iguais.
  • Neste ponto a célula termina a fase de divisão celular (Mitose) e entra na fase de replicação do DNA (Intérfase) iniciando um novo ciclo.

Nesta fase, por microscopia, não visualizamos modificações tanto no citoplasma quanto no núcleo. As células porém estão em franca atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas. O tempo de duração desta fase varia de célula para célula. É composta pela sucessão de três fases:

  • G1 = Intervalo de tempo entre o final da mitose e o início da fase S
  • S = Fase de Síntese de DNA
  • G2 = Intervalo de tempo entre o final da fase S e o início da mitose

O tempo de duração da fase G1 é o principal fator para determinar o tempo da intérfase.

É fundamental saber comparar a mitose e a meiose.

A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.

Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si.

Anúncios

84 comentários em “Animação e texto sobre divisão celular ( MITOSE)”

  1. Aeee galeraa… o desculpa de que isso eh difícil não existe mais… é só olhar e prontoo… ta aprendidoo… Mituca meu velhoo… Muitooo massaaa! Valeu mais uma vezz!

  2. Professor, sou universitária do curso de ciências biológicas, estou no terceiro semestre do curso e gostaria de saber se teria um meio de colocar para mim, o link deste vídeo para download. POis tenho um trabalho sobre mitose para apresentar. Gostaria de oferecer aos meus colegas o melhor recurso possível sobre o tema. Agradeço dsde já!

  3. Professor, amei o vídeo. Tenho um trabalho para apresentar e gostaria de oferecer aos colegas estas imagens dinâmicas e maravilhosas sobre divisão celular. grande abraço.

  4. Boa Noite
    Professor sou um colega de serviço que trabalha na rede pública estadual de Minas. Tenho 30 anos e apenas 02 de sala de aulas. Seria possivel o colega disponibilizar este vídeo para download o que seria me seria de muita valia sem contar para os alunos que com certeza serão os mais beneficiados.

  5. Bom dia,
    Sou estudante de enfermagem e preciso urgentemente entender divisão celular, só que nas aulas estou perdida.
    Seria possível enviar um artigo, matéria ou algo que me ajude a entender a divisão celular?
    Fico no aguardo e desde já agradeço.

  6. ola eu sou estudante de uma escola no norte do parana,e presciso de um video ou uma animaçao sobre divisao celular ,gostaria de saber se voce nao poderia disponibilizar este video para dowlaod
    obrigado

  7. Boa Tarde,
    Professor sou colega de serviço trabalho na rede pública estadual do Ceará. Gostaria de obter este vídeo para download visto que seria de grande importância, pois facilitaria o aprendizado do meus alunos.

  8. Professor adorei o vídeo e gostaria de saber se seria possível o senhor disponibilizar este vídeo para download para que eu possa repassá-lo para maus alunos.
    Agradeço desde já e aguardo resposta.

  9. Olá..
    gostei muito de seu site, por gostar tanto me senti a vontade para lhe pedir um favor.. Tenho um trabalho para fazet de biologia.. tenho que preparar um aula sobre mitose em power point. Como voce faria?
    Muito obg
    Abraços

    Obs: espero respostas

  10. ola, adorei seu blog sou professor de biologia em escolas do estado na cidade de Monte Alto -sp. e e como estas escolas não tem laboratorio gostaria de saber se poderia me disponibilizar ou me indicar sites onde posso recolher material sobre mitose e meiose que faclite o aprendizado de meus alunos. desde ja agradeço e desejo sucesso a você.

  11. Olá,adorei as imagens irei ter uma avaliação sobre este asunto.
    Seria possivel você me disponibilizar?
    Serei eternamente grata,e que Deus continue te abençoando.

    Elizete,São Paulo.

  12. Adorei esse conteúdo… é espectacular, principalmente a forma maravilhosa como trouxeste a nós o video, amei esse conteúdo… realmente agora estou melhor ilucidado. Valeu…
    os meus nobres desejos de…
    muito obrigado!
    sucessos!!!
    Um abraço!!!

  13. Adorei!!!!!
    Sou formadora em cosmetologia e necessitave de imagens sob várias animações, nomeadamente sob a pele e suas camadas.
    Sheila,Lisboa Portugal

  14. achei fantástico o q vc fez em sua animação!!! mto inovador!!! fica devendo a meiose hein!!! eu sou estudante de 5° semestre de biologia, e estou iniciando uma experiência como professora de um cursinho pré-vestibular promovido pela universidade onde estudo…adoraria ter a oportunidade de exibir o seu trabalho para meus alunos, pois tenho certeza d q eles ficariam encantados com tal processo….vc permitiria q eu o apresentasse? pode dizponibilizá-lo pra mim? um grande abraço e meus parabéns novamente!!!

  15. professor neto achei ótimo os videos sobre a divisão celular
    pois esse conteúdo os estudantes tem muita dificuldade em entendeer. Parabens

  16. Caro colega, leciono genética na federal do piauí e achei bastante interessante o vídeo,mesmo sendo um conteúdo batido proporciona uma nova visão para a aula.

  17. Eu qria saber EXATAMENTE, quantas cromatides existem em cada fase da intérfase (G1, S ,G2) e da Mitose (profase, metáfase…),
    valwe

  18. professor sua matéria é muito explicatva e ótima, assim fica mais facil compreende o que o meu prof diz.
    valderli(aluna do 1ºano de ciencias biologicas,unib)

  19. ASSISTI AO VÍDEO SOBRE DIVISÃO CELULAR,LINDO,LINDO,LINDO.ESTOU NO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE FISIOTERAPIA E CADA VEZ MAIS APAIXONADA PELO ASSUNTO. ADOREI ESTE SITE.PARABÉNS PROFESSOR.

  20. Ola professor, gostaria muito se o senhor pudesse colocar esta animação em forma de download, pois tenho trabalho para apresentar, estou no 1ªperiodo da faculdade. Muito obrigado pela atenção!!

  21. oi sou estudante de enfermagem,estou no 1°período pagando citologia,e um dos assuntos é justamente esse,é um pouco complicado mas,ñ é tão difícil,valeu pela ajuda.

  22. Nossa adorei o video sobre a divisao celular.. se tiver como baizar esse video para passar pros alunos.. seria muito bom.. se tiver como me aviser por e-mail…

  23. como eu faço pra ter essas imagens ,pois estou fazendo um trabalho e preciso de algo para apresentar na escola. brigadinho e fica com Deus

  24. oi Milton Neto ,q Deus te abençoe e der cada vez mais sabedoria á vc ;essa animação é pra niguém potar defeito foi fántastico.me esclareceu muitas dúvidas.muito obrigada por tudo e novamente parabéns!!!!!!!!!!!!

  25. Oi professor muito legal o video interesante e muito explicativo gostaria se possivel o sr. me passar o download, me ajudou muito que Deus continue te dando sabedoria. bjos Suely

  26. Olá, Colega da Luta! Como é dura a nossa batalha diária. Digo isso, por que sempre tive dificuldade de passar este conteúdo e muitos outros, síntese protéica dos ribossomos e o mais importante fazer com que compreenda o que não pode ser observado.
    Parabéns.

  27. Boa noite
    Gostaria de pedir aos meus alunos um trabalho sobre mitose e meiose que abordasse o tema e eles apresentassem em aula mesmo. Tempo de 90 minutos. Se puder enviar alguma sugestão e/ou material em anexo. Desde já agradeço.

  28. Perfeita essa animação isso torna mais fácil a compreensão deste conteúdo muito útil nessa nossa vida de educador. Parabéns

    Profª Márcia Paim

  29. caramba..
    muito bom esse vídeo. adorei!! mais será que vc poderia me passar esse vídeo?? é muito importante! tenho um trabalho para fazer até segunda! me ajude!! por favor!

  30. achei esse vidio muitooooooooooooooooooo
    legal tirou varias duvidas q eu tinha
    muito obrigado gatinho pela sua inteligencia
    xauuuuuuuuuuuuuuu

  31. Sou Prof.Emsino médio Vilhena Rondônia e gostaia de usar seu material didático em sala de aula, pois é prático e fácil de enetndimento.

  32. Adorei o video sobre a divisão celular…me foi indicado por uma amiga Biologa..ela gostou tanto que gostaria de usar em suas aulas …será que tem como baixar esse video para passar para essa amiga Biologa ? Ela usar em aulas com os alunos seria uma ótima motivação, não achá…….será que vc pode enviar por e-mail?Seria muito bom mesmo .. se tiver como me envia por e-mail…

  33. Achei super interessante e contribuiu muito para meu conhecimento. Curso o 3ºperíodo de Ciencias biológicas e sou facinado pela genética…..

  34. Ficou 10 sua explicação!!
    essa parte da duplicação de cromossomos me deixa louca!!!
    Mas agora peguei… Se não fosse pedir de mais peço-lhe proFº, que me envie esse seu trabalho!!! Ficarei muito grata, Obrigado!!! Sucesso…

  35. oi,professor sou estudante de enfermagem e estou fazendo um trabalho sobre divisão celular,será que o senhor pode mim ajudar com algumas imagens nas fases da divisão????????
    desde ja fico grata,fique com Deus.

  36. boa noite
    estou no primeiro semestre de emfermagem, e gostaria de saber se podes me enviar esse video.seria de muita utilidade para todos da sala.legal e muito criativo e fácil e entender.Obrigada.

  37. naum vi pq tava demorando p/ carregar ms qndo der eu vejo…msm assim tenho certeza de q/ é um ótimo vídeo pois busca ensinar as pessoas q/ querem aprender melhor sobre a divisão celular e suas fases… um bjo… xD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s