Alerta

Pense bem antes de comprar um casaco de pele…( Vídeo forte)


A indústria das peles é um negócio milionário, envolvendo desde criadores ou caçadores, que matam e esfolam os animais, negociantes que compram as peles em leilões, costureiros que criam peças com as peles e retalhistas que as vendem em milhares de lojas pelo mundo fora.

Todos os anos mais de 10 milhões de animais selvagens são capturados e vendidos para a indústria das peles, usando uma série de armadilhas cruéis mas que, infelizmente, ainda são legais em muitos países (apenas 88 assinaram um tratado para que as armadilhas de mandíbula fossem banidas, União Europeia neles incluída).

Até agora apenas 19 países baniram completamente todas as armadilhas, merecendo aqui um destaque: Burundi, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Ghana, Costa do Marfim, Quénia, Libéria, Mali, Mauritânia, Morrocos, Zimbabwe, Senegal, Swazilândia, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda e Burkina Faso.

Uma das armadilhas com efeitos mais devastadores é composta por um par de “mandíbulas” de aço, accionadas por molas quando o animal pisa no centro da peça. Os maiores danos não são imediatos mas derivam do facto do animal, em pânico, tentar libertar-se a todo o custo, ferindo-se, partindo ossos e dentes e chegando mesmo a morder a pata até a cortar para se libertar (estudos mostram que cerca de um terço dos animais capturados desta forma se mutilam desta forma).

Para piorar o sofrimento destes animais, é frequente que permaneçam nas armadilhas até 3 dias, antes que sejam recolhidos pelos caçadores. O caçador, de seguida, mata o animal capturado com um tiro, com pancadas na cabeça ou pisando a cabeça e levantando o corpo para partir o pescoço (este último método é recomendado nos cursos de caça!).

Após protestos contra a desumanidade deste tipo de armadilha, a indústria das peles propôs um outro tipo semelhante mas concebido para matar instantaneamente. O sistema é o mesmo mas a armadilha fecha-se sobre o corpo do animal, alegadamente quebrando-lhe a coluna ou o pescoço. Na realidade, apenas 15% dos animais capturados morrem imediatamente, permanecendo os restantes com ferimentos que conduzem a uma morte lenta e agonizante. Estas armadilhas, além de não serem mais que uma manobra publicitária mal sucedida, são nitidamente perigosas para crianças e animais domésticos, pois são frequentemente usadas perto de zonas habitadas.

Outro tipo comum de armadilha são as chamadas laços, em que uma corda em forma de laço é colocada de modo a que o animal, ao atravessar uma zona preparada, fique preso. Dado que quanto mais o animal luta mais apertado o laço fica e que geralmente está preso pelo pescoço, acabará por morrer estrangulado.

Dado que a União Europeia baniu a importação de peles de foca bebé e o Canadá proibiu a sua captura e morte em 1983, é comum pensar-se que o comércio já não existe mas tal não poderia ser menos verdade! Em 2002 mais de 300000 focas bebé foram massacradas nas costas do Canadá, e muitas outras centenas de milhar em países como a Noruega, Rússia e Namíbia.

Poder-se-ia pensar que animais mortos em “quintas de criação” estarão mais protegidos deste tipo de sofrimento mas tal não é completamente verdade. Estes animais são criados em jaulas com pouco mais que 20 cm de lado, desenvolvendo sintomas de stress bem conhecidos, como úlceras ou auto-mutilação da cauda ou canibalismo.

Para seguir os caprichos da moda, os criadores de animais para peles tentam numerosos tipos de cruzamentos, obtendo variedades com pelagens invulgares mas também frequentemente doentes. Um tipo de vison branco mutante, por exemplo, perde a audição e a visão ao fim de 30 dias de vida.

Os processos de abate dos animais são igualmente deploráveis, desde pauladas na cabeça a electrocussão. As chinchilas são geralmente mortas por um choque derivado da passagem de corrente entre um eléctrodo na orelha e outro na genitália.

Nem todas as peles são obtidas de animais criados em quintas especiais ou capturados na natureza. Fazem-se casacos com pele de cabra, porco, vitela, ovelha e até cão e gato domésticos! Destes alguns merecem destaque, como os casos do carneiro Karakul, natural do Afeganistão e algumas zonas de África, que é morto e esfolado à nascença, de modo a manter a estrutura finamente encaracolada do pêlo. Ainda mais valiosa no mercado é a pele dos carneiros Breitzwanz nascidos prematuramente, pois a é ainda mais delicada. Obviamente, o número de “abortos naturais” tem subido astronomicamente nestes animais.

Igualmente chocante é o facto que mais de 2 milhões de cães e gatos domésticos são mortos e vendidos para o fabrico de artigos de pele anualmente. Estes artigos são vendidos nas lojas da Europa e dos Estados Unidos com toda a legalidade pois não é necessário indicar nas etiquetas a que espécie pertence o animal morto. A maioria destes animais é proveniente de países asiáticos, onde são capturados e mortos com grande crueldade. Na China, os cães pastor – alemão são dos mais frequentemente mortos, devido à sua semelhança com espécies selvagens como o coiote ou raccoon.

O pêlo de cão e de gato é usado numa enorme variedade de artigos, não apenas em casacos mas também em luvas, chapéus, cobertores, golas, animais empalhados, brinquedos para animais e peluches para crianças. Em países onde a sua venda poderia causar embaraço, este tipo de pele está frequentemente mal identificada, surgindo apenas como “pele genuína” ou mesmo com nomes como “coelho”, “gato selvagem”, “gato da montanha”, “lobo asiático”, etc.

Estes artigos podem ser encontrados em todo mundo e são muito difíceis de identificar pois depois de tratadas as peles são muito semelhantes entre si.

Em 2000 os estados Unidos e a Itália baniram a importação e a venda de artigos feitos com pele de cão e gato, o que está a dirigir a sua venda para outros países europeus onde o seu comércio ainda é legal ou pouco controlado.

Actualmente, a industria das peles tem os maiores ganhos não na venda de casacos de pele, pois as campanhas contra sua utilização tem sido eficazes, mas na venda de objectos adornados com pele, como botas, luvas ou golas de casacos. Estes objectos são frequentemente baratos, devido aos meios utilizados nas quintas de criação, pelo que o consumidor é levado a pensar que se trata de pele falsa.

Eis algumas maneiras simples de verificar se está a comprar pele verdadeira ou de imitação:

role o pêlo entre os dedos, a pele verdadeira é macia e sedosa, a falsa é áspera;

sopre o pêlo de modo a separá-lo, a pele verdadeira apresentará pêlos com vários comprimentos e com coloração desigual, a falsa é uniforme;

tente perfurar a base da pele com um alfinete, a pele verdadeira tem couro na sua base logo será difícil de perfurar, a falsa fura-se facilmente;

retire cuidadosamente alguns pêlos e aproxime-os de uma chama, a pele verdadeira cheira a pêlo queimado (como quando nos queimamos), a falsa derrete como o plástico, tornando-se rija e disforme.

Postado por: Profº Milton Neto
E-Mail – mitucabrasil@gmail.com
mituca@oi.com.br

Anúncios

12 comentários em “Pense bem antes de comprar um casaco de pele…( Vídeo forte)”

  1. Nós achamos interessante o texto do casaco de pele quando se comenta a forma insensível de se matar os animais e as reações dos próprios ao serem preso por 3 dias. Naturalmente, uma pessoa capitalista ( onde boa parte das pessoas são) se comoverá com os animais, mas ao passar do tempo, o clima esfriará o corpo e a consiência de cada um esquecendo da crueldade com os animais e aumentando seu estoque de casacos de pele nos seus armários. Welton e Dirlane 3 ano(CWD).

  2. oi prof. neto a materia sobre casaco de pele é muito triste porque eles matam os animais e ainda deixam eles presos por tres dias.
    Mais também achei muito interessante a materia

  3. Tem pessoas e pessoas na Terra infelizmente, isso é uma barbaridade. É ótimo ver um video desses apezar de ser horrivel as imagens, mas o se torna importante porque a imgem se grava em nossa mente não é somente saber, escutar alguém falar a respito e sim ver, as imagens chocam bem mais.Isso as pessoas da alta sociedade deveriam ver para tomarem concientização de que não vale a pena tanto sofrimento por um casaco. Como diz no vide tem outras opções, vamos escolher uma menos dolorosa. Beijos

  4. é uma pena como em pleno século XXI temos ainda ‘torturas’ dessa natureza à animais,tudo isso visando o lucro em dinheiro..
    Se muitas pessoas parassem pra pensar que sem certos tipos de animasi nossa cadeia alimentar e nosso ciclo de enertgia são diretamente atigidos, porque TODOS OS ANIMAIS tem sua importância no ciclo biológico.

  5. so pessoas q nao tem amor faria uma coisa dessas!
    pois os animais eles sentem dor, frio, medo e o principal sentem falta de suas familias!
    os animais foram criados para nos cuidarmos e darmos carinho e atenção!
    existem mil maneiras de fazer um casaco, nao ´precisa ser com pele de animais e principalmente animais q estao extintos e animais q convivem conosco no dia-a-dia!
    pense bem o q vc diria para um filho seu se num dia de frio passassse um cachorro na rua e alguem dissesse a ele q o casaco q ele esta usando e feito da pele daquele animal!
    qual seria a reacao dele?
    vamos procurar se concientizar e esquecer de mordomias q nao vale a pensa!
    beijos!

  6. eles não passa de um filha da puta que não sabe oque fazer , eles so pensa em dinheiro smpre os animais que poga opato , casaco de pele prfiro ficar nua

  7. nossa como pessoas sao capazes de compra um simples casaco de pele e paga pelo sofrimento de um animal um sofrimento que nao tem preco tudo por conta da vaidade humana e cruel dessa gente que mata os animais pra se beneficiar da sua espece pra ganha dinheiro sujo …
    fiquei muito chocada ao saber disso temos que fazer algo pra mudar essa situacao…

  8. DIGA NÃO AO COMÉRCIO E MAUS TRATOS PARA PRODUÇÃO DE CASACOS DE PELENÃO COMPRE! NÃO NUTRA ESTE MERCADO.VOCÊS JA VIRAM COMO É QUE SE TIRA A PELE DO ANIMAL PARA FAZER ESTES CASACOS DE PELE QUE “QUEM TEM DINHEIRO AMA USAR????????????????????????????*PELE DE CHICHILLA(PRINCIPALMENTE), TIGRE, ZEBRA, COURO, COBRA* estes vídeos contem cenas fortes e violentas,mas se você ama animal veja, chore e ajude a “repassar” E NÃO COMPRE CASACOS DE PELE. PORQUE SO EXISTE O COMÉRCIO PORQUE TEM UM BANDO DE FILHAS DA PUTAS QUE COMPRAM!ASSISTAM À ESTES VÍDEOS, MAS ASSISTAM BEMMM MESMO.>>DIGA NÃO AOS CASACOS DE PELE-(Neste vídeo o animalzinho “chora de dor). – http://www.youtube.com/watch?v=d-lutrleEdE&feature=related-VIDA DOS ANIMAIS(CASACOS DE PELE) – http://www.youtube.com/watch?v=BdNZNKnTGlI-TRATAMENTO PARA TIRAR PELES DE ANIMAIS – http://www.youtube.com/watch?v=flVnXgKpxio-ELES…E SE FOSSE COM VOCÊ(COMPRADORA DE CASACOS DE PELE)? – http://www.youtube.com/watch?v=IQ1oKVlqM3Q——————————————————————————————
    -NÃO COMPREM, NÃO ESTIMULEM, NÃO NUTRAM O COMÉRCIO DE HORROR!Quem frequenta rodeio pra mim é “gentinha baixa e sem cultura, bando de bêbados ignorantes” e sem ter o que fazer. A mesma futilidade digo para “madames que usa casacos de pele”Quem usa casaco de pele pra mim é pior que “estrume de rua”.Quem odeia ou maltrata animais à troco de nada não tem direito À vida e espero que morra com uma doença bem degenerativa e que o faça sofrer anos de horrores!!!”AINDA QUER UM CASACODE PELE? SEGUINTE…
    FAZ COM A SUA PELE E DA TUA MÃE!
    É ASSIM, TIRAM A PELE DO ANIMAL ELE ESTANDO VIVO E DEPOIS O DEIXAM AGONIZANDO ATÉ MORRER! ESTRUMES E LIXOS HUMANOS, PRINCIPALMENTE QUEM “CONSUMOE” ESTA MERDA! DESEJO DE CORAÇÃO UMA DOENÇA BEM SOFRIDA EM ANOS DE DOR! NÃO TEM DIREITO À VIDA!FICO IRRITADINHA?? PEGA A SENHA!!!!!
    apoiando>>>
    http://www.petatv.com/tvpopup/video.asp?video=martha&Player=wm
    http://www.pea.org.br/crueldade/peles/fotos.htm
    http://www.vivaosanimais.com.br/page13.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s