Curiosidades Biológicas.

várias curiosidades biológicas.

 Curiosidades

Reino Animal
Mais antigos
Os animais passaram do mar à terra há 414 milhões de anos. Os primeiros animais terrestres do mundo incluem dois tipos de centípedes e uma pequena aranha encontrada entre restos de plantas.
Mais barulhento
O mais barulhento dos animais terrestres é o bugio das Américas Central e do Sul. Os machos possuem uma estrutura óssea na parte superior da traquéia que permitem que o som reverbe. Seus gritos assustadores foram descritos como um misto de latido de cão e zurro de asno, ampliado mil vezes, seus gritos podem ser ouvidos a até 5 Km de distância.
Mais fortes
Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.
Mordida mais forte
Um tubarão pardo de 2 m de comprimento pode exercer uma força de 60 Kg entre suas mandíbulas, o equivalente a uma pressão de t/cm2 nas pontas dos dentes. Apesar de não terem medido as mordidas de tubarões maiores, como o tubarão branco, deve ser ainda mais forte.
Olfato mais aguçado
O olfato mais aguçado existente natureza é o do macho da mariposa imperador que segundo experimentos feitos na Alemanha em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 Km, contra o vento. Os receptores localizados nas antenas do macho são tão sensíveis que são capazes de detectar uma única molécula de substância.
Mais venenosos
Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológica mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.
MAMÍFEROS
Maior
O maior mamífero do planeta é a baleia azul.
Mais pesado
Uma baleia fêmea pesando 190 t e medindo 27,6 m de comprimento foi capturada na Atlântico Sul.
Mais longo
O mais longo exemplar já registrado foi uma baleia fêmea medindo 33,58 m que encalhou na praia de Grytvi, Geórgia do Sul, em 1909.
Maior terrestre
Em média os elefantes machos atingem a altura de 3 a 3,7 e pesam de 4 a 7 t. O maior exemplar já registrado foi um macho morto a tiros em Macusso, Angola. Deitado de lado, o elefante media 4,16 m em uma linha projetada do ponto mais alto do dorso até a base da para dianteira, indicando uma altura de 3,96 m quanto em pé. Seu peso foi calculado em mais de 12,24 t.
No Brasil
O maior mamífero terrestre brasileiro, a anta ou tapir, mede 2,01 m, de comprimento e pesa cerca de 250 Kg, atingindo 1,08 m de altura.
Maior Marinho
O maior mamífero dotado de dentes é o cachalote, sua mandíbula interior mede 5 m aproximadamente. Com um comprimento de 25,6 m.
Mais alto
O mais alto animal vivo é a girafa, encontrada em apenas na savana seca e em áreas semi-desérticas da África, ao sul do Saara.
Menores
O morcego possui uma envergadura de cerca de 16 cm e comprimento entre 2,9 e 3,3 m, pesando de 1,7 a 2,0 g. Esse tipo de espécie é encontrada apenas em cerca de 21 cavernas calcárias do Rio Kwae Roi, no sudoeste da Tailândia.
Marinho mais rápido
A baleia orca, chega a atingir uma velocidade de 55,5 Km/h, com cerca de 6,1 a 7,6 m de comprimento.
Mais lento
A preguiça de três dedos, desenvolve uma velocidade média de 1,8 a 2,4 m/min (0,1-0,6 Km/h). Porém, sobre as árvores, pode “acelerar” para 4,6 m/min (0,27 Km/h).
Mais sonolentos
Alguns tatus e preguiças passam até 80% de suas vidas dormindo ou cochilando.
Maior ninhada
O maior número de filhotes de um animal selvagem em uma só ninhada foi de 31, no caso de um tenrec encontrado em Madagascar.
CARNÍVOROS
Maior terrestre
O maior carnívoro terrestre é o urso polar, cujos machos pesam de 400 a 600 Kg e medem de 2,4 a 2,6 m do focinho à cauda.
Mais pesado
Um urso polar com supostos 907 Kg e cerca de 3,5 m do focinho à cauda foi abatido a leste de Kotzebue, Alasca, EUA.
Menos pesado
A doninha anã possui corpo de 11 a 26 cm, cauda de 1,3 a 8,7 cm e pesa de 30 a 200 g, sendo os menores indivíduos são as fêmeas que habitam a Sibéria e os Alpes.
No Brasil
O menor carnívoro brasileiro é a doninha amazônica, também chamada de furão, medindo 26 cm em média.

Estão ai algumas das curiosidades do Reino animal, reino no qual encontra-se grandes diversidades em tamanhos e formas, é que chega a ser fascinante quando se comparado ao “limites humanos”.

Postado pelo graduando: Nelson Noveli
E-mail- nelsinhuu@hotmail.com
tel – 99080171

Anúncios

20 thoughts on “várias curiosidades biológicas.”

  1. Muito legal esse site é sempre bom ficar informados de várias coisas e não somente ficar batendo papo no micro. Tudo que se aprende é válido seja o que for, um dia isso será util para todos os que gostam de saber cada vez mais. Beijão a todos.

  2. Sou seu fã, quero saber mais sobre animais.
    Gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho.
    Mande sugestoões de sites sobre o assunto – Animais

  3. Olá, tudo bem com você professoar neto. Meu nome é emanuel azevedo e moro na cidade de Mucambo-Ceará e estou estudando Biologia e o assunto é q estamos dando Seres Vivos, ou seja estudar tudo aquiloq tem vida. Mas ñ estou só neste estudo e sim com a minha professoar que está dando o maior apoio pra gente, por isso estou mandao este cometário. Muito obrigado por este assunto que me cabe e é muito bom.Veleu !!!!

  4. gostei muito dos seus relatos, gostaria que vc falasse mais sobre animais terrestre que me interessa muito, tenho paixão pelo esse animais.também gostaria muito de me conresponde com vc diariamente ser mais facil para mim por carta por que não tenho computador, eu m posso usar o computador do acesso são paulo quando não estou trabalhando.Aqui vai meu endereço RUA GONÇALVES DE ASSIS,49 CENTRO
    CIDAde:nantes-sp,interior de são paulo
    cpe 19645-000
    meu nome é elica santos de cartvalho

  5. QUERO SABER SE A CENOURA É UM CAULE OU É UMA RAIZ? SEMPRE A CONHECI COMO RAIZ, ENTRETANTO HÁ CONTROVERSIAS. NUMA AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PROFESSORA FALOU QUE A CENOURA É UM CAULE E NÃO RAIZ. QUAL É O CERTO?

  6. prof.preciso de umas curiosidades sobre nematelmintos ainda esta semana ,sera que da para o senhor me ajuda é para um trabalho na escola.
    obrigado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s