Ecdise e características de uma tarantula.

Tarântula

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae

A Tarântula ou (Caranguejeira) é uma aranha da família Theraphosidae que se caracteriza por ter patas longas e com duas garras na ponta e o corpo revestido de pelos. As tarântulas habitam as regiões temperadas a tropicais das Américas, Ásia, África e Oriente Médio. Enquanto estão crescendo elas têm uma fase de troca de pele chamada ecdise. Apesar do tamanho e aspecto sinistro, as tarântulas não são perigosas para a espécie humana, uma vez que não produzem toxinas nocivas ao Homem. Uma de suas defesas são os pêlos urticantes de suas costas e abdomem, que irritam a pele do possível predador. São por isso e por vezes criadas como animais de estimação.

Características

Tarântula
Tamanho
Em média atingem de 15cm à 25cm de comprimento com as pernas estendidas. Más existem espécies que podem chegar até 30cm, como é o caso da tarântula Comedora de Pássaros Gigante (Theraphosa blondi) da América do Sul

Ciclo de vida
As tarântulas têm um ciclo de vida longo e levam entre 2 à 5 anos a atingir a maturidade sexual. Os machos morrem normalmente após o acasalamento 5 à 7 anos. Antes de se tornarem adultas as tarântulas têm que comer todos os dias, a menos antes de sua troca de pele, quando há um jejum de dez dias antes e de sete dias depois. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer. Foram registados casos de longevidade em cativeiro até aos 25 anos ( Fêmeas ).

Hábitos
As tarântulas são animais solitários de hábitos noctívagos. Alimentam-se de pequenos animais, que nas espécies maiores, podem ser até pequenos pássaros ou anfíbios. Todas as tarântulas têm comportamento canibalístico.

Toca
A maioria das Tarântulas não se afastam de sua toca, nem mesmo para se alimentar, pois sentem a presença das presas pela vibração do solo. E algumas tecem armadilhas na porta da toca e em volta. O macho normalmente é quem faz as viagens mais longas para ir atrás das fêmeas.

As tocas são normalmente subterrâneas, que são cavadas por suas mandíbulas, ou até mesmo aproveitada de outras aranhas ou roedores. Elas forram toda sua toca com sua teia, formando uma seda, fazendo com que sua toca fique sempre com uma temperatura mais amena. Suas tocas ficam normalmente proximas à raizes de árvores e pedras, e podem chegar até 1 metro de profundidade.

Existem espécies também que são arbóreas, não necessitando irem ao solo durante toda sua vida, fazendo suas tocas, em buracos nas árvores.

– Galera esse é um dos animais que mais adoro, por tudo, pela sua capacidade de sobrevivência, forma de alimentação, por ser um predador voraz e principalmente por sua beleza.

Profº Milton Neto
E-mail – mitucabrasil@gmail.com


20 thoughts on “Ecdise e características de uma tarantula.

  1. tem doido pra tudo ,como alguém cria uma aranha dessas,só sendo doido ou professor(quase sinônimos),por causa do pc ridiculo eu não vi o video!

  2. uma pergunta só..
    tarântula nao é a mesma coisa que caranguejeira.. ate onde sei!
    estou certa!?
    sou aluna de biologia e estou no segundo ano

  3. Resposta à Nicole: Nicole essa sua duvida é muito comum,mas se vc pesquisar um pouco vai observar que Tarântula é uma denominação também utilizada para o que nós conhecemos com CAranguejeira.

    Abraço e continue autilizar o nosso Blog.

  4. oi se puder me ajudar em uma questao de vestibular caiu uma questao assim tem uma foto de uma cigarra e diz qual fenomeno e denominado
    e naum entendi o que é ecdise pode me explicar melhor obrigada

  5. amigo eu crio uma caranguejeira. eu peguei ela na natureza. ja faz 15 dias. e por mais que eu coloque alimenos ela não se alimenta. ela pode esta em processo de ecdise? ja que nesse processo eu sei que as caranguejeiras não se alimentam. oq eu faço? como faço pra manter ela viva? não pretendo soltala de volta a natureza. queri criala como animal de estimaçã.

  6. Minha aranha de extimação passou por duas ecdise esse ano, é uma tarantula. Gostaria de saber se pe norma? Passou por uma esses dias e está de jejum..está linda demias!!!

  7. Ola Professor Neto. Tudo bem com vc?
    Gostaria de saber se podemos pega essas tarantulas ou caranguejeiras na mão.
    tem uma aqui em casa mas nao se se é uma ou outra.nem se é femea ou macho .
    E estou querendo trata dela em um aquario.
    o que faço professor.
    Obrigado.
    Heverton de Jundiaí / SP

  8. Parabens pelo blog,gostaria de saber se na ecdise elas trocam aquela parte careca dos pelos perdidos ou se vai dicar sempre com o abdome sem pelos?aguardo respostas.obrigado.Tony.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s