Tecido Epitelial

  

Epitélio

Um epitélio é uma camada celular que cobre todas as superfícies internas e externas do corpo. Os epitélios são caracterizados por serem constituídos de células com formas e disposição variáveis, com pouca ou virtualmente nenhuma matriz extra-celular nem vasos entre elas. Contudo, todo epitélio está situado sobre uma malha glicoprotéica, produzida por ela, chamada lâmina basal.

O tecido epitelial é um dos quatro tipos de tecidos básicos no nosso organismo, juntamente com os tecidos conjuntivo, muscular e nervoso.

O tecido epitelial pode ser classificado de acordo com o formato das células e número de camadas celulares. Quanto ao número de camadas celulares, ele se classifica em simples, estratificado e pseudo-estratificado. Um epitélio simples apresenta somente uma camada de células. Um epitélio estratificado apresenta duas ou mais camadas de células, sendo uma delas, a camada basal, apoiada na lâmina basal. Já o epitélio pseudoestratificado, presente na traquéia e epidídimo, apresenta os núcleos das células que o compõe em diferentes alturas do tecido. Contudo, em que pese o aspecto de uma falsa estratificação, todas as células desses epitélios repousam sobre a lâmina basal, sendo, portanto, um epitélio simples, e não um epitélio multicamadas.

Quanto ao formato das células, ele se classifica em: cúbicas, prismáticas ou cilíndricas, e pavimentosas, escamosas ou achatadas.

As células são mantidas unidas através de junções. As principais junções são os desmossomos, zônulas de aderência, zônulas de oclusão ou tight junctions, junções comunicantes ou gap e os hemidesmossomos, que ligam as células epiteliais à lâmina basal. Via de regra, as junções empregam proteínas integrais de membrana, associadas ou não a elementos do citoesqueleto.

As células do tecido epitelial da pele são muito unidas, sendo este epitélio estratificado. Já o tecido epitelial que reveste os órgãos onde há trocas de substâncias, é simples. Essa diferença acontece, pois a função da pele é evitar que corpos estranhos entrem no nosso organismo, agindo como uma espécie de barreira. Protege também contra o atrito, efeitos solares e produtos químicos. Já no revestimento dos órgãos, o tecido não pode ser tão grosso, pois nele há trocas de substâncias.

//

 Tecido Epitelial

Tipos de epitélio.

Tipos de epitélio.

As principais funções do tecido epitelial são o revestimento e a proteção da superfície do corpo, e a absorção de substâncias, como no intestino e nas vias respiratórias. O tecido epitelial reveste o corpo humano e suas cavidades. Compõe-se quase exclusivamente de células poliédricas justapostas, ou seja, muito unidas, com pouca ou até nenhuma substância intercelular entre elas, aderidas firmemente umas às outras por meio de junções intercelulares (estruturas associadas à membrana plasmática das células que contribuem para a coesão e comunicação entre as mesmas) ou por meio de proteínas integrais da membrana (caderinas, que perdem a sua adesividade na ausência de cálcio).

Esse tecido é avascular (não possui vasos sangüíneos), sendo a nutrição de suas células feita a partir do tecido conjuntivo adjacente, por difusão.

Os tecidos epiteliais podem ser classificados:

  • Quanto ao número de camadas:

Simples : Uma camada celular.

Estratificado: Mais de uma camada celular.

Pseudoestratificado: Possui apenas uma camada celular, mas suas células têm tamanhos diferentes e suas posições estão, em geral, invertidas alternadamente.

  • Quanto a forma das células:

Epitélio Pavimentoso (ou Escamoso): quando as células são achatadas como escamas.

Epitélio Cúbico: quando as células têm forma de cubo.

Epitélio Prismático Cilíndrico (ou Colunares): quando as células são alongada em forma de colunas

Epitélio de Transição: quando uma célula muda sua forma. Ex.: células do epitélio interna da bexiga urinária têm forma cúbica, mas tornam-se achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatação do órgão ao acumular urina.

No tecido epitelial encontramos também os melanócitos, células que produzem melanina, além de filtrar os raios UV.

O tecido epitelial que reveste a traquéia é ciliado: os cílios têm a função de ‘varrer’ o muco produzido pelas células caliciformes. Esse conjunto de cílios e muco, além da própria barreira física do epitélio, tem a função de proteger as vias respiratórias.

Quanto ao tipo de epitélio:

 Tecido epitelial de revestimento

O tecido epitelial de revestimento possui peculiaridades que estão diretamente ligadas às suas funções. As células estão intimamente ligadas por meio dos complexos unitivos ou juncionais, há escassez de material intercelular (matriz extracelular) e há o que chamamos de polaridade celular (polo apical – aquele voltado para a luz do órgão e polo basal – aquele em contato com a membrana basal). Como função do epitélio de revestimento podemos citar o órgão de impacto imediato do organismo, a pele, a qual possui o epitélio do tipo pavimentoso estratificado queratinizado, que impede a ação microbiológica patogência conferindo proteção, evita o ressecamento do organismo e ameniza a ação de choques mecânicos. Está presente nos ógãos e é ele que recobre toda e qulquer cavidade (exemplo a cavidade gastrointestinal e respiratória). Tecido que apresenta certas especializações celulares, como os:

  • Microvilos (são prolongamentos digitiformes relacionados com o aumento da superfície – presentes nos intestinos e túbulos renais)

    Imagem:Microvilos.jpg

    Microvilos

  • Cílios (prolongamento celulares móveis que batem em rítmo ondular e sincrônico que tende a propelir partículas superficiais – presente nas traquéias e tubas uterinas

    Imagem:Cilios M.O.jpg

    Cílios

  • Estereocílios (prolongamentos extremamente longos e imóveis que podem ser vistos em microscopia óptica – encontram-se em pequenos números no organismo humano, podendo ser encontrados no canal deferente, epidídimo e células pilosas do ouvido).

    Imagem:Estereocílios.jpg

    Estereocílios

O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas em : -Epitélio simples e -Epitélio estratificado e uma subclassificação o Epitélio pseudoestratificado. E quanto sua forma de: -Cúbico; -Pavimentos ou escamoso; -Cilíndrico ou colunar. Obs: o epitélio pavimentoso simples que recobre a parede do vaso sangüíneo recebe o nome de endotélio.

 Tecido epitelial glandular (ou de secreção)

É formado por um conjunto de células especializadas cuja função é a produção e liberação de secreção. As células secretoras de uma glândula são conhecidas como parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula que sustenta as células secretoras, é denominado de estroma. O estroma sustenta também vasos sangüíneos, vasos linfáticos e nervos. As moléculas a serem secretadas geralmente são armazenadas nas células em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana, chamadas grânulos de secreção. As células epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar proteínas (por exemplo o pâncreas), lipídios (por exemplo, as glândulas sebáceas) ou complexos de carboidratos e proteínas (por exemplo, as glândulas salivares). As glândulas mamárias secretam todos os três tipos de substâncias.

TIPOS DE EPITÉLIOS GLANDULARES

O termo glândula é normalmente usado para designar agregados maiores e mais complexos de células epiteliais glandulares. As glândulas são sempre formadas a partir de epitélios de revestimento cujas células proliferam e invadem o tecido conjuntivo subjacente, após o que sofrem diferenciação adicional. Elas podem ser:

-Quanto a organização:

  • Unicelulares- Células glandulares isoladas. (Por exemplo, a célula caliciforme presente no revestimento do intestino delgado ou do trato respiratório)
  • Multicelulares- Compostas de agrupamentos de células.

- Quanto ao local de secreção:

-> As glândulas exócrinas mantêm sua conexão com o epitélio do qual se originaram. Esta conexão toma a forma de ductos tubulares formados por células epiteliais e através destes ductos as secreções são eliminadas, alcançando a superfície do corpo ou uma cavidade. Este tipo de glândula tem uma porção secretora constituída pelas células responsáveis pelo processo secretório e ductos que transportam a secreção eliminada das células. Assim as glândulas exócrinas, quanto aos ductos, são:

  • Simples- Têm somente um ducto secretor não-ramificado. As glândulas simples podem ser , de acordo com a forma de sua porção secretora, tubulares (ducto com forma de tubo. Ex.: as do intestino), tubulares contorcidas(Ex.: glândula sudorípara), tubulares ramificadas(Ex.: glândulas do estômago) ou acinosas (glândula sabácea).
  • Composta- Têm ductos secretores ramificados, que nas grandes glândulas atigem altos níveis de complexidade. Podem ser tubulares, acinosas ou túbulo-acinosas. Exemplo de glândula composta é a glândula salivar.

-> Nas glândulas endócrinas a conexão com o epitélio foi obliterada durante o desenvolvimento. Estas glândulas, portanto, não têm ductos e suas secreções são lançadas no sangue e transportadas para o seu local de ação pela circulação. Existem 2 tipos de glândulas endócrinas. No 1° tipo, as células formam cordões anastomosados, entremeados por capilares sanguíneos (por exemplo, a paratireóide e lobo anterior da hipófise). No 2° tipo, as células formam vesículas ou folículos preenchidos de material secretado (por exemplo, a glândula tireóide).

-Quanto a função:

  • Holócrinas (Holos=total; crina=secreção):

Glandulas cujas células são eliminadas juntamente com os produtos de secreção. As células eliminadas são substituídas a partir de células-fonte existentes na glândula. Ex. Glândula sebácea.

  • Apócrinas (Após=extremidade):

Glândulas cujas células eliminam, juntamente com os produtos de secreção, parte do citoplasmaapical(extremidade superior) no qual a secreção fica acumulada. Ex. Glândulas mamárias.

  • Merócrinas (meros=parte):

Glândulas cujas células eliminam somente o produto de secreção, permanecendo o restante da célula intacto. Ex. A maioria das glândulas exócrinas, como as sudoríparas, os ácinos pancreáticos e as salivares.

About these ads

~ por mituca em novembro 27, 2007.

50 Respostas to “Tecido Epitelial”

  1. perfeito o seti

  2. esse site …étudooo!
    muitoo bom!

  3. sou estudante de veterinária !
    Adorei o site !
    parabénsssssssss!!!!!!!!!!!
    me ajudou muitoo!
    obrigadoo!

  4. Oie !!
    Sou estudante d eenfermagem amei o site.
    Continue assim.
    Odoraria se tivesse mas coisas sobre Organização das organelas.
    Valeu!!

  5. hello….sou estudante de enfermagem
    Adorei, parabens, tenho certeza que nos univertsitarios estamos muito agradecidos..Marlene Bragalda

  6. muito bommmmm

  7. isso é bom ta bjus que é bom que as pessoa aprende melhor

  8. Sou estudante de enfermagem e pretendo acessar mais vezez.
    gostei muito

  9. Olá esse site é interessante, tô no 3° de enfermagem, tô indo para o 4′°!!!!!
    valeu

  10. Oii
    Sou Manuela, estudante do 1 ano do ensino medio..]
    Adorei o site, me ajudou bastante a pesquisa de tecidos epiteliais:/

  11. hum…]
    Adorei o site!!!

  12. MUITO BOM ESTE SITE, ADOREI
    OBRIGADA PELA AJUDA.RSRS

  13. gostaria de receber mais conteúdos de Bases, Citologia, Parasitologia, Patologia, Semiologia…. Se puder me ajudar agradeço……. Ps.

  14. estudante..
    ameei o site..
    mee ajudou muito no trabalho !
    vou mee dár beiin … ihU notiinha bOa..
    Obriigada.. vCs vão me socorrer maiis vezes

  15. Muito bom, me ajudou muito no trabalho de Biologia, e o site também é muito bom, Parabéns

  16. Gostei bastante! Sou estudante de cursinho, e vou prestar para Medicina. Faço estudos com livros, apostilas, cadernos e com a útil internet. Sua matéria foi muito útil, e me ajudou bastante na questão dos Tipos de Tecidos, principalmente o epitelial.
    Pretendo acessar mais vezes.
    Obrigado e sem esquecer: Parabéns!

  17. Sou estudante de enfermagem e adorei esse site,vou indicar aos meus colegas.Nota 1.000.

  18. adorei o site!!!!!!!!
    sou estudante de biomedicina
    e me ajudou mto em pesquisas…

  19. BUENOS TARDE
    MUCHO BUENO SU TRABAJO(NETO),CÓMO HAZO PARA TE CONECER;TAMBIÉN ESTOY EN EL FINAL DE LA FACULDAD DE BIOLOGIA.
    ESTOY VIVENDO LA CIERCA(MI MAMA),DEL CIENTRO DE CAMPOS-RJ.

  20. esse site é d+ valeu a ajuda

  21. oi sou estudante de enfermagem
    gostei muito ainda bem que tem alquem como vc

  22. OIiiee..curso o primeiro ano do ensino médio..e esse site me ajudou mto no desenvolvimento de meu trabalho..Obrigada^^..Parabéns!!

  23. sou estudante de enfermagem gostei muito do seu artigo, gostaria de receber mais artigos sobre histologia, na parte do tecido epitelial completo, se possivel. grato

  24. Em que porção da célula encontram-se as seguintes epecializações da membrana?

    a) Zônula de Oclusão =

    b) Zonula de Adessão =

    c) Desmossomos =

    d) Hemidesmossomos =

    e) Junção comunicante =

  25. Sou estudante de Ciencias Biológicas e achei o conteúdo do site de extrema clareza quanto a linguagem e disposição das informações, foi de grande valia a meus estudos.
    Muito obrigada mesmo!!!

  26. e esse prof e nota 10 einh!

  27. site sensasional!!!!!

  28. sou estudante de fisioterapia da ufms gostei muito do site precisa falar mais sobre a zona de oclusão z.de adesão em geral sobre as especialzações de menbrana plasmatica

  29. Gostei mtu do site, a nomeclatura anatomica é ótima, mas também não a tornou tão complexa. Me ajudou bastante com os trabalhos do tecnico de enfermagem.

  30. bahhh brigada pudii faze um trabalho com ese coizinha tecido eptelial esse teX
    to aii mesmo brigadinha xD

  31. GOSTEI,miuto me ajudou bastante no meo trabalho sobre epitelial fala sobre tudo que presiza

  32. o site é interessante gostei parabens, o assunto é muito bom responde por favor
    explique sucintamente porque determinado hormonio age especificamnete sobre certas celulas de determinado orgao-orgao-alvo celulas de outras partes de mesmo organismo. obrigado.

  33. sou estudante de enfermagem , perfeito, vou recomendar a todos

  34. Oiii…
    sou estudante de enfermagem..
    me ajudou muito o site!!
    notinha boa amanha na prova..
    hehe…
    abraços..=D

  35. adorei muito continui assim ajudando as pessoas com o seu conhecimento sou estudante de enfermagem estou no 1 periodo

  36. parabenizo vc pois se existisse professores preoculpados em repassar as informaçoes como vc a educaçao seria outra.valeu vc e 10

  37. parabens prof. Neto, otimo site!!

  38. oi sou estudante de informatica equeria saber mais sobre tecidos epiteliais adorei seu blog beijos.

  39. Onde pode ser encontrado Tecido Epitelial?

  40. po gostei muito desse site….

  41. bastante interessante :D

  42. Sou estudante de Enfermagem…
    adoorei seu blog!!

  43. sou estudante de Ed:fisica.
    adorei as respostas,me ajudou muito,obg.

  44. Sou estudante de ciências biólogias.
    Muiito bom o site e a explicação é otiimo… bem mais facil de ser compreendida. Me ajudou bastante ;**

  45. Sou estudante de Nutriçao, UFRB, e realamente o site é ótimo.
    Parabéns! Me esclareceu todas dúvidas que tinha. :)

  46. Professor, adorei o se trabalho, muito grato me ajudou muuitoo

  47. Ótimoooooo ! Me ajudou bastante | Era exatamente o que eu estava precisando, Parabééns !

  48. muito bom
    vc me ajudo com meu trabalho

  49. O assunto está explicado, sem complicação no entendimento. Parabens!

  50. Obrigada de verdade,eu tirei uma duvida muito grande que estava me atormentando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: